★★★★★SEJA BEM VINDO AO BLOG DO RONDA MGR NEWS FIQUE SEMBRE ATUALIZADO COM AS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO...

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Mesmo atrasado parabenizo pelo seu dia os colegas repórteres policiais


  Na imagem: Alguns dos reporteres policiais de Caicó e do Seridó.

O repórter Policial mostra como se busca a verdadeira informação no dia a dia nas ruas deste país, os riscos, as adversidades e a exposição da própria vida na linha de fogo entre policiais e bandidos.

Trazer a noticia do submundo do crime exige muito mais do que a determinação em busca da notícia. Para ser repórter tem de ser um pouco louco no mínimo. Essas diferenças básicas entre repórteres fazem a credibilidade. O Dia de Ontem (31), foi comemorado o dia do reporter Policial e mesmo não sendo lembrado e não tendo muito o que comemorar quero parabenizar todos os colegas e lembrar em saudosa memória o inesquecivel F.Gomes.

Chama-se Jornalismo Policial a especialização da profissão jornalística nos fatos criminais, judiciais, de segurança pública, do sistema penitenciário e em investigações policiais. No jargão interno da profissão, o setor é chamado de RePol (de REportagem POLicial). As matérias da cobertura policial são geralmente publicadas sob as rubricas das editorias de Cidade, Polícia ou JuPol (Justiça + Polícia).

As primeiras coberturas de Polícia surgiram por volta de meados do século XIX, nos jornais sensacionalistas da Inglaterra e dos Estados Unidos.

Os repórteres de polícia podem ou não utilizar técnicas de apuração do jornalismo investigativo. Por lidar com crime e criminosos, muitas vezes de alta periculosidade, o Jornalismo Policial é uma especialização de alto risco para os profissionais, principalmente os repórteres apuradores que vão às ruas e se expõem aos criminosos e aos policiais.

Temas

As pautas do Jornalismo Policial incluem a cobertura de eventos (assassinatos, assaltos, furtos, seqüestros, tráfico de drogas, armas e animais, apreensões, desvios de dinheiro, estelionato e outros crimes; prisões, fugas, rebeliões em penitenciárias e carceragens, e ainda praticamente todo tipo de irregularidade legal), as instituições que geram produtos e fatos (polícias, presídios, tribunais de justiça, ministério público, ONGs), as políticas públicas para a área (ministério da Justiça, secretarias de segurança pública) e o dia-a-dia do setor.

Jornalismo Policial no Brasil

No Brasil, alguns dos maiores expoentes profissionais em Jornalismo Policial são Gil Gomes, Albeniza Garcia, Fábio Gusmão, Marcos Nunes, Sérgio Meirelles, Antônio Werneck, Caco Barcellos, Marcelo Resende e José Amaral Argolo em escala estadual não podemos esquecer o saudoso F.Gomes.


Com informação do blog:http://www.blogdoeduardodantas.com/
Republicado por: RONDA MGR

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do RONDA MGR NEWS.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...